Reforma Protestante... O som que ainda ecoa...


Dia 31 de outubro de 1517 foi a data que Matinho Lutero divulgou suas 95 teses, protestando contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana. Era comum afixarem-se opiniões para debates em locais públicos para que os interessados tomassem conhecimento do assunto. Rapidamente suas teses e ideias foram divulgadas por toda Alemanha. Era o início da Reforma Protestante movimento que marcaria a história da Igreja.
  

Pregadas na porta da Catedral da cidade Wittenberg, Alemanha, os argumentos do ex-monge Lutero não pediam que a Igreja se dividisse, mas que passasse por uma reforma teológica, abandonando práticas que contrariavam as Escrituras Sagradas. 


Neste caminho de reforma sem duvida nenhuma o nome de Lutero é um dos mais lembrados neste período, mas nesta galeria há mais nomes importantes que, às vezes esquecidos, porém com grande importância em suas contribuições no movimento, deixaram legado, os Pré-Reformadores, dentre eles John Wycliff (1325-1384) e John Huss (1372-1415).


Entre as propostas de Lutero estava a de traduzir a Bíblia para que todos pudessem conhecer a Palavra de Deus. Até então isso era privilégio do clero. Foi uma verdadeira revolução no cristianismo. Lutero baseava-se em “5 pilares” que são usados até hoje para definir a fé protestante: “Somente a Escritura, Somente a Fé, Somente a Graça, Somente Cristo e Glória Somente a Deus”. 


Lutero defendia, à luz da Palavra de Deus, de que a salvação eterna é graça, é presente de Deus, que vem a nós, somente pela fé em Cristo Jesus e essa verdade, nos é colocada e determinada, somente pela Escritura, que é a clara e pura Palavra de Deus.

Conhecido como Canção da Reforma 
Hino Castelo Forte - versão HeartSong Cedarville University

A Reforma Protestante tomou proporções inimagináveis, alcançando diversas partes do mundo. Neste ponto deve ser mencionado que a Reforma não foi um movimento humano, mas divino, operado pelo Espírito Santo de Deus, que incendiou homens dispostos a declarar as verdades da Palavra de Deus! A qualquer custo, nem que isto os levasse à morte, como de fato aconteceu.

A Reforma Protestante foi um marco de significativas mudanças na Igreja! Vejo como um mover de Deus na história, um retorno às Sagradas Escrituras como Palavra Revelada de Deus que se encontrava nos escombros da tradição medieval. O som da Reforma Protestante continua ecoando em nossos dias no desafio de vivermos norteados pela Palavra de Deus e descobrirmos uma fonte inesgotável de vida...






Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADAS

DE ONDE VEM A SUA FORÇA?

O moldar de Deus em nossa vida...

O QUE DAREI EU AO SENHOR?