DE ONDE VEM A SUA FORÇA?


Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão” (Isaias 40. 28-31).

Estamos vivendo um tempo desafiador! Este tempo nos convida, nos convoca a falarmos sobre FORÇA! Força para caminhar, para resistir, para vencer e prevalecer!

Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder” (Ef. 6.10).

Espere sentado, porque em pé cansa. Este é um dito popular!

Todas as vezes que nos sentimos cansados fisicamente, todos nós sabemos qual a melhor forma de recuperarmos as nossas forças: descanso e repouso físico. Um sono é reparador. Nada como um bom descanso para recuperarmos o vigor da mente e do corpo.

Muitos em nossos dias tem se passado por fortes, porque precisam manter uma posição, um status, pois sabem que do contrário algumas conquistas podem ruir. Muitos tem tentado se apresentar fortes, mas o que se percebe é um cansaço, físico, emocional, espiritual. Mas Deus deseja nos fortalecer!

Nestes dias há muitos que tem confiado em suas próprias “forças”, literalmente na força de seu “braço”, pelo seu empenho físico, vaidade, pelo seus recursos financeiros, pelo seu nohall profissional, pela sua esperteza, por sua destreza.

Mas e quando nos sentimos cansados espiritualmente, como lhe damos com isso?

Precisamos de Força! Precisamos de Fortalecimento!

Ai surge a pergunta para o meu e o seu coração: De onde vem a sua força?

Sim! Um bom descanso, umas boas horas de sono, é tudo o que precisamos em certos momentos, mas e depois, este cansaço parece não ter fim. Tentamos encontrar forças em situações que julgamos muitas vezes ser a solução. Encontrar um recurso que nos ajude frente ao esgotamento.   

Mas o que precisamos entender de fato, é que o Senhor não é um recurso para quando a necessidade apertar possamos acessar ou buscar, mas que Ele é a fonte de força que necessitamos para a nossa vida todos os dias, em todo tempo!

“Sem o Senhor nada podemos fazer” (Jo. 15.5);

“Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp. 4.13);

Você pode declarar isso sobre a sua vida? A minha força vem do Senhor!

A força que preciso para vencer os desafios, a força que preciso para transpor os limites, a força que me ajudará a caminhar como cidadão, como família, como filho, esposo/a, a força para crescer ministerialmente, para avançar espiritualmente.

A verdadeira força de um ser humano só tem origem em Deus. Devemos viver na força de Deus e não nas nossas próprias forças. Quem confia nas suas próprias forças acabará frustrado, mas quem confia no Senhor tem força para enfrentar qualquer desafio!

A Bíblia nos declara em muitos contextos a origem da força que precisamos em nossa vida! Olhe estas declarações:

O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças” (Sl. 28.7).

“O meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração
e a minha herança para sempre” (Sl. 73.26).

“Ó minha força, canto louvores a ti; tu és, ó Deus, o meu alto refúgio, o Deus que me ama (Sl. 59.17).

Mas o texto que lemos de Isaías nos fala de uma promessa, um compromisso firmado na Palavra do Senhor. Deus é eterno que não se cansa, mas nós nos cansamos. Ele sabe o que é o nosso cansaço, mas ele se dispõem em nos ajudar, nos fortalecer.  

Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor” (Is.40 29).

Nós precisamos entender que Deus tem para nossas vidas mais do que o descanso para o corpo. Jesus declara isso em seu ministério: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas” (Mt. 11. 28-29). Descanso para a alma é diferente para o corpo.

Deus deseja trazer sobre as nossas vidas renovo diante de um esgotamento. Talvez você se sinta assim cansado, exalto, mas Deus tem refúgio e fortaleza para sua vida.  

Mas ao olharmos para o que estamos compartilhando aqui, duas formas de sermos fortalecidos em Deus, na origem:

Quando Ele vem a nós: Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios(II Tm. 4. 16-17).

Este fortalecimento não era físico. Muitas vezes vamos experimentar este nível de intervenção, quando Ele vem ao nosso encontro. Mas esta é a única forma, única maneira? Não!

Na história de (I. Samuel 30.6), temos uma referência em que há um nível de sermos fortalecidos. Quando damos um passo para diante do Senhor. Quando vamos para diante de Deus. “Porém Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus”. É uma decisão de ser fortalecido em Deus. Paulo fala sobre isso: “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder” (Ef. 6.10). É uma responsabilidade nossa! Isso requer fé, porque nem sempre teremos animo para isso. A palavra nos declara no escrito aos Hebreus que “da fraqueza tiraram forças, tornaram-se poderosos” (Hb. 11.34).

Deus quer nos lembrar da nossa incapacidade.

“Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte” (Jl. 3.10).

Deus não está dizendo que vocês não são fracos, ele está dizendo vocês são fracos mesmos. Mas eu quero que vocês mude a declaração. Ao invés de falar só da fraquezas, de olhar somente a sua fraqueza, comece a declarar força, não a nossa força, mas a força de Deus a força que Ele deseja manifestar em você.

O apostolo Paulo declara: “Porque quando estou fraco então sou forte” (II Co. 12.10).

Ele está dizendo que a sua fraqueza, faz o lembrar de se aproximar do Senhor. Que a sua fraqueza o faz ser fortalecido no Senhor. Sozinho não vou longe, não vou a lugar nenhum. E que eu preciso de Deus.

O Senhor está nos chamando atenção! Não ande na sua própria força! Na sua própria capacidade! O Senhor diz as nossas vidas. A minha Graça te Basta! O Meu Poder se aperfeiçoa na sua fraqueza.

O que precisamos de fato e de verdade, não é tão somente reconhecer a nossa fraqueza, mas que o Senhor é a fonte da nossa força. Dependemos Dele.

O profeta Habacuque declara: O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das corça, e me fará andar sobre as minhas alturas” (Hb. 3.19).

O Senhor deseja te fortalecer, é desejo Dele!

Há uma promessa do Senhor para aqueles que estão sem forças, cansados, abatidos:

Eis, portanto, que restaurarei o ânimo do abatido, animarei o exausto e darei forças aos enfraquecidos!” (Jr. 31.25).

De onde vem a sua força?

 



 



Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADAS

O moldar de Deus em nossa vida...

O QUE DAREI EU AO SENHOR?