Os olhos...

Compartilho com você algumas coisas que o Senhor ministrou ao meu coração sobre os “olhos”. O Evangelho revela-nos a graça de Deus a homens e mulheres frente as suas fragilidades, bem como nos apresenta a misericórdia do Senhor envolvendo-se com o ser humano, ao invés de deixá-lo à própria sorte.

Os olhos são “janelas” por onde entram as sensações ou saem às emoções. Um olhar é algo magnetizante, o olhar transmite o que se passa na essência, mesmo quando a boca diz o contrário. Os olhos comunicam as mais variadas expressões: O olhar pode expressar paixão, repreensão, soberba, desprezo, interesse, compaixão, alegria. Muitas outras expressões podem ser transmitidas pelos olhos.

Por vezes somos levados a olharmos somente o que “queremos”. Contudo, a palavra de Deus nos declara que os olhos do Senhor contemplam de forma diferente. Ao analisarmos o ministério de Jesus nos Evangelhos, observamos Seu olhar sobre vidas que precisam de direções e clareza, de misericórdia e graça, de amor e cuidado.

Quando chamou Simão Pedro pela primeira vez, Jesus não criticou suas fraquezas, nem profetizou que o mesmo o negaria - embora soubesse de tudo isso. Jesus muda seu nome para Pedro que significa rocha. É assim que Deus nos vê, como pessoas firmes. Quando nos aproximamos de Jesus, Ele não aponta o dedo para nossas fraquezas. O olhar de Jesus procura por aquilo que há de bom em nosso interior.

O olhar de Jesus para Zaqueu no alto da figueira, não foi de zombaria perante a multidão. Poderia ter dito: Eis aí, o chefe dos coletores de impostos mais corrupto de Jericó. Não, ele não fez isto. Todos diriam assim, mas Jesus olhava com amor. Foi por isso que disse: “Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.”. Apenas um olhar e algumas palavras foram suficientes para produzir a mudança mais inesperada na vida do chefe dos publicanos de Jericó.

Quando Jesus mandou retirar a pedra do túmulo de Lázaro, ele não enxergava um cadáver mal cheiroso, mas via um amigo caminhando diante de uma família. E assim tantos outros a quem Jesus olhou: pobres, cegos, coletores de impostos, prostitutas, cativos, pessoas possuídas de espíritos imundos entre muitos outros.

Vemos que Jesus nos ensina o olhar de misericórdia, de agir frente a necessidade alheia, Ele não vira as costas para quem bate à sua porta. E nós? Com qual olhar enxergamos as pessoas? Para muitos o mais fácil é “fechar os olhos” diante de determinadas situações. De que forma estamos vendo a vida do nosso próximo. Se apenas conseguirmos enxergar defeitos, e nada mais que isto, temos um problema grave, problema de miopia espiritual.

O olhar de Jesus nos ensina e gera em nós o temor ao Senhor. Os nossos olhos podem exercer influência sobre a vida de alguém a partir de uma vida cheia de Deus. Isso aconteceu com um coxo quando os discípulos de Jesus Pedro e João subiam ao templo: “fitando os olhos nele...” (At. 3). Quando temos os nossos olhos firmes em Jesus, abertos para Deus; transmitimos luz pelo olhar, anunciamos vida, e abençoamos a muitos...

Oro para que Deus abra os olhos do seu coração.

Há muito o que se descobrir!

Há muito o que se aprender...

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADAS

DE ONDE VEM A SUA FORÇA?

O moldar de Deus em nossa vida...

A OFERTA QUE FALA