RESPONDENDO A DEUS NO TEMPO DA NECESSIDADE




E, logo que se aproximaram de Jerusalém, de Betfagé e de Betânia, junto do Monte das Oliveiras, enviou dois dos seus discípulos, E disse-lhes: Ide à aldeia que está defronte de vós; e, logo que ali entrardes, encontrareis preso um jumentinho, sobre o qual ainda não montou homem algum; soltai-o, e trazei-mo. E, se alguém vos disser: Por que fazeis isso? dizei-lhe que o Senhor precisa dele, e logo o deixará trazer para aqui. E foram, e encontraram o jumentinho preso fora da porta, entre dois caminhos, e o soltaram. E alguns dos que ali estavam lhes disseram: Que fazeis, soltando o jumentinho? Eles, porém, disseram-lhes como Jesus lhes tinha mandado; e deixaram-nos ir” (Mc. 11. 1-6).

Existem vários motivos para responder a Deus. Um deles é a necessidade da obra. Como cristãos não podemos ser insensíveis à obra de Deus. E esse texto que acabamos de ler, revelam três ensinos:

JESUS TINHA UMA NECESSIDADE: Qual era a necessidade do Senhor naquela hora? Ele precisava de um jumentinho para entrar em Jerusalém para que se cumprisse a profecia bíblica: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta” (Zc. 9.9). Havia uma profecia que estava em jogo. Jesus sabia que de algum lugar um jumentinho teria que vir por que ele não deveria entrar andando em Jerusalém. Ele não poderia entrar em Jerusalém em um cavalo. Ele teria que entrar montado em um jumento. E não apenas isso, mas num jumento que nunca tivesse sido usado antes por outra pessoa. Mas quem poderia cooperar para que o propósito de Deus se cumprisse naquele momento?

ALGUÉM PRECISAVA DISPOR DO JUMENTO: Ali na entrada da cidade de Betânia, morava um homem que possuía um jumento que nunca havia sido montado por ninguém. E foi dele que Jesus pediu aos discípulos para que pedisse o jumento emprestado. Aquele homem foi sensível à necessidade de Jesus naquele momento. Aquele homem estava no lugar certo na hora certa. Jesus tinha dia e hora para entrar em Jerusalém. Talvez não houvesse mais ninguém naquela localidade com um jumentinho que ainda não tivesse sido montado. Precisamos ser sensíveis quando Deus quer usar a nossa vida para abençoar Sua obra e cumprir os Seus propósitos.

JESUS PROMETE RESTITUIR: Quando o Senhor mandou os discípulos pedirem o jumento emprestado, ele mandou dar um recado ao homem que faria aquela oferta: “O Senhor te devolverá”. Deus não fica devendo nada a ninguém! Não há ninguém que abençoe a obra de Deus e que não seja abençoado pelo Senhor. Quando Deus falar ao seu coração não hesite em ser usado por Ele para abençoar a Sua obra. Porque quando somos instrumentos para cumprir os propósitos de Deus, temos uma promessa sobre nossa vida: a promessa da restituição. Pergunte-se nesse momento: Será que o Senhor deseja suprir alguma necessidade da minha igreja através da minha vida? Será que eu tenho algo comigo do que o Senhor esteja precisando?



Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADAS

DE ONDE VEM A SUA FORÇA?

O moldar de Deus em nossa vida...

A OFERTA QUE FALA