O piquenique das tartarugas - Aproveitado o Tempo!

  “Portanto, vede prudentemente como andais não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus” (Ef. 5.15-16).

Há alguns anos conheci uma pequena ilustração simples, um pouco engraçada, contudo carregada de uma profunda lição, quem sabe você já tenha ouvido, mas quero aqui compartilhar com você nestas linhas. 

Conta-se que uma família de tartarugas decidiu sair para um piquenique. As tartarugas, sendo naturalmente lentas, levaram sete anos para se prepararem para seu passeio. Finalmente a família de tartarugas saiu de casa para procurar um lugar apropriado. Durante o segundo ano da viagem encontraram um lugar ideal!

Por aproximadamente seis meses limparam a área, desembalaram a cesta de piquenique e terminaram os arranjos. Então descobriram que tinham esquecido o sal. Um piquenique sem sal seria um desastre, todas concordaram. 

Após uma longa discussão, a tartaruga mais nova foi escolhida para voltar em casa e pegar o sal, pois era a mais rápida das tartarugas. A pequena tartaruga lamentou, chorou, e esperneou. Concordou em ir, mas com uma condição: que ninguém comeria até que ela retornasse. A família consentiu e a pequena tartaruga saiu.

Três anos se passaram e a pequena tartaruga não tinha retornado. Cinco anos... Seis anos... Então, no sétimo ano de sua ausência, a tartaruga mais velha não aguentava mais conter sua fome. Anunciou que ia comer e começou a desembalar um sanduíche. Nesta hora, a pequena tartaruga saiu de trás de uma árvore e gritou:

- Viu! Eu sabia que vocês não iam me esperar. Agora que eu não vou mesmo buscar o sal.

O mês de janeiro está terminando...

Amanhã iniciaremos o segundo mês do ano de 2021, e tal como as tartarugas da história, pode ser que estejamos à espera de alguma coisa acontecer, para começarmos a agir. Por isso tantas coisas deixaram de ser realizadas nesses últimos dias transcorridos, quantas oportunidades perdidas... Poderíamos estar além de onde já chegamos... Certamente há muitos propósitos que ainda estão nas intenções de muitos corações. Temos muitos sonhos e alvos estabelecidos para nossa vida. Contudo, se desejamos atingí-los, é fundamental que nos “movamos”.

O verso citado acima, na carta aos Efésios, o apóstolo Paulo nos alerta que os dias são maus, e que ele nos roubam tempo e vida, tudo concorre para que o tempo passe e os propósitos fiquem apenas nas intenções. Não existe devolução de dias perdidos. O tempo é nos dado para que estabeleçamos um projeto de vida. Precisamos buscar as oportunidades para realizarmos os sonhos e propósitos de Deus em nossa vida.

Tomemos iniciativa de agir. Viva e realize. Faça o seu melhor!

 


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADAS

DE ONDE VEM A SUA FORÇA?

O moldar de Deus em nossa vida...

A OFERTA QUE FALA