Avançando na direção certa...


Muitas vidas têm tentado até avançar no seu caminho, porém na direção errada. Muitos corações têm tentado acertar nestes dias, mas não tem seguido a orientação e a direção do Senhor para chegar ao seu propósito. Frente a isso, há em muitas vidas um desânimo quem sabe generalizado que tomam conta da mente e do coração, e muitos estão assim sem saber o que fazer. Talvez você esteja assim nesses dias, precisando de uma direção em Deus. Precisando de uma orientação, uma instrução. 

O Salmista declara que o Senhor deseja nos orientar: “Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos” (Sl. 32.8). Ser assertivo na vida, no casamento, na família, no trabalho, na vida ministerial e espiritual é tudo o que desejamos. Não queremos errar, o desejo do nosso coração é avançar na direção certa. Celebrar vitórias! Você deseja avançar? Você deseja crescer? Você tem no seu coração o propósito de romper os seus limites? 

Não permita que você seja barrado. Há muitas situações que tentam nos paralisar, já parou para pensar o quanto poderia estar mais longe, frente a alguns desafios? Mas quem sabe você nem conseguiu dar os primeiros passos frente aquilo que Deus já lhe mostrou, frente as promessas do Senhor sobre a sua vida. Ou até mesmo conseguiu caminhar, mas não pegou a direção correta, e os atalhos foram as escolhas de um coração ansioso e precipitado. 

O texto Bíblico de (Gn. 12.1-4) nos traz o ensino da vida de alguém que decidiu avançar na direção certa, saindo do seu ambiente, da sua zona de conforto da sua segurança. Nos revela o chamado de Abrão (quando ainda não era Abraão), que recebe uma Palavra direta de Deus para sua vida, para sua família. Creio que o seu desejo seja avançar, e aqui Deus nos dá uma Palavra que nos inspira nos motiva e sobretudo nos desafia...

Mas para avançar na direção certa, precisamos de mudança...

Sabemos que têm muita gente desejando “mudanças” em sua vida. Particularmente, nos últimos tempos o que mais temos visto, são pessoas que desejam mudar. Gente querendo mudar de país, querendo mudar de casa, mudar o físico, etc. Nós nunca ouvimos tanto nos últimos tempos, quem sabe pela velocidade da conectividade e da tecnologia, falar-se em mudanças, hoje as redes sociais te levam a vídeos onde traz “tutoriais” que ensinam a mudar tudo o que desejamos. Mas isso nos fala do exterior. Há muito desejo de mudança no exterior! Em busca da beleza, do corpo perfeito, acompanhamos a jornada de muitos que buscam por mudanças, procedimentos estéticos, cirúrgicos, etc. E muitos estão nesta busca por mudanças naquilo que se possa ver, contemplar, tocar. Mas a verdadeira mudança que precisamos é uma mudança interior, isto é, de dentro para fora. Uma mudança gerada dentro do coração no íntimo. Mudanças que serão denunciadas no exterior. A palavra de Deus nos declara que “um coração alegre formoseia o rosto” (Pv. 15.13). Isto, é algo que está acontecendo dentro, irá ser revelado fora. Deus quer mudar algumas coisas que estão fora de lugar em nossa vida. A verdadeira mudança não acontecerá fora de você, sem primeiro acontecer dentro de você. O que precisa ser organizado ou reorganizado dentro do seu coração? 

Entenda, todo avanço requer mudança, mas esta mudança precisa começar dentro de nós, não é no externo é dentro. Conheço muitas pessoas, e você também, que deseja mudanças, almejam fazer grandes transformações na sua vida e mais, conheço pessoas que querem mudar o outro antes de mudar a si mesmo. Mas a primeira coisa para avançarmos na direção certa, é necessário uma mudança que flui de dentro. 

Para avançar é preciso parar de fugir...

Muitos tem fugido pelo medo, pelas decepções, pelas frustrações, pelas mágoas, e por ai vai... Muitas pessoas fazem mudanças em sua vida, pelo simples fato de estarem fugindo. Acham que estão avançando, mas de fato estão fugindo, se escondendo e o pior colhendo frustrações. O texto de (Gn. 12. 1-4) Deus está dando uma direção a vida de Abrão. Viver na dependência de Deus. Seguir pela rota do Senhor. 

Aqui nos encontramos! Temos uma Palavra do Senhor para o nosso coração, temos promessas do Senhor para nossa vida, promessas para família, para ministério, promessas grandiosas de Deus. Mas queremos caminhar pelas nossas convicções, muitos desejam caminhar pelo que “eu acho”. A direção do Senhor à Abrão é sair. 

Todas as vezes que vamos para diante do Senhor, Ele nos dá uma sinalização. Por vezes estamos gastando ou perdendo tempo; nos cansando, nos fadigando pelo simples fato de não vivermos na direção Dele para nossa vida. E Deus tem sido gracioso para conosco, nos amando, sendo fiel, perdoando a nossa letargia, a nossa negligencia. E entramos por vezes por um caminho, seguindo por uma direção totalmente contraria ao Seu propósito, entramos por um deserto e além de entrar, carregamos pessoas conosco nesta trajetória, família, amigos. Mas quando entramos na direção divina e estamos apercebido do que Ele tem, as coisas mudam. Deus chama Abrão à sair do meio de sua parentela. O obvio que o texto nos ensina é: Para avançarmos na direção certa, precisamos abrir mão de algumas coisas, sair de onde você estar, isto, é em outras palavras: renúncia. 

Abrão está sendo desafiado a avançar na direção certa, mas para isso é necessário sair da religiosidade, do conforto da aparente segurança. Abrão teve que romper com algumas situações que impediam de avançar. Ele não rompeu com a sua parentela, mas com a ideologia com a cultura impregnada nos corações, com a religiosidade e a idolatria. 

Não diferente o Senhor está nos chamando também para avançarmos no caminho certo, mas podemos também como muitas vezes ouvimos de muitos, tentar encontrar ou impor justificativas, apresentar desculpas: “eu não vou mudar não”, “eu sou assim mesmo”, “eu sou grosso desse jeito,” “eu tenho esta postura”, “a minha avareza é porque nós não tínhamos nada e por isso eu sou extremamente seguro”. Você pode tentar apresentar muitas histórias ou mesmo justificativas, desculpas, mas nenhuma delas te levará para a direção correta. Enquanto você continuar contando as suas histórias, apresentando as suas justificativas, entenda você continuará no mesmo lugar. Esta é a história do paralítico no tanque de Betesda. Jesus pergunta ao paralítico: Queres ser curado? (João 5.6). Pergunta direta, resposta direta. Mas não! Há desculpas, justificativas...

Por isso avançar na direção certa é preciso ouvir a voz de Deus que diz: Saia de onde você está. Saia do lugar onde você se encontra. Para avançar as vezes é preciso deixar a nossa segurança, é preciso abrir mão da aparente segurança. Ousar, esta é a palavra-chave, dá um basta nas decisões erradas, no caminho errado, em alguns relacionamentos errados. Está dentro de nós o desejo verdadeiro de mudar, mas é exatamente isso que acontece conosco, somos impactados. Deus ministra ao nosso coração, Deus fala, mostra o caminho, mas não realizamos as mudanças que são necessárias, amanhã eu mudo, quando passar esta pandemia eu mudo, quando meu esposo/a mudar eu mudo, quando algumas pessoas começarem a mudar comigo eu mudo. Hoje é o dia de mudança! 

Li recentemente que segundo estatísticas, se você não fizer mudanças em 72 horas naquilo que você precisa tomar como decisão, você não fará ou demorará muito tempo para fazer. Talvez é hoje. Deus está te chamando para uma grande mudança em sua vida. Avançar e tomar uma decisão. Debaixo da direção de Deus e avançar na direção certa. Muitos estão com sua vida “travada”, não saem do lugar em muitas áreas, na vida profissional, conjugal, ministerial e até espiritual, porque continuam do mesmo jeito, esperando a semana acabar, o outro final de semana chegar, o mês terminar,  até a virada de ano acontecer, continua fugindo, se escondendo e não avança, não sai do lugar. E detalhe querendo uma mudança significativa em Deus. Mas a pergunta é: 

O que você está disposto a fazer para que a mudança aconteça?  

Para muitos será difícil de mais, abrir mão de algumas coisas, renunciar a outras. Talvez você tem sido chamado para se envolver na obra de Deus. Ministerialmente falando, por meio daquilo que Deus te capacitou, pela entrega de amar e servir ao Senhor de coração com encargo, não apenas com intenção, do tipo “eu queria”, ou “eu ia, mas...” Mas você não avança, você não toma uma posição! Você diz que vai mudar de vida, mas não muda, diz que vai ser um dizimista e ofertante, mas nunca é, declara que precisa ler, orar buscar mais de Deus, mas negligencia. Sempre diz eis-me aqui, mas quando é para se envolver de fato e de verdade nunca vai. Boas intenções minha mãe dizia: “O inferno está cheio”. O que você está disposto a fazer para que a mudança aconteça? 

Não importa a sua idade...

Quando Deus fala com Abrão ele dá uma promessa aos 75 anos. Aos olhos humano impossível. Já avançado em idade com sua esposa. Mas há uma promessa. Uma grande nação sairia dele, ele seria pai de uma numerosa multidão. Não dá! Humanamente falando. Mas Abrão decidiu avançar na direção correta, caminhar pela palavra, em obediência. Abrão tinha tudo, casamento, dinheiro, terras, patrimônios, uma vida estável, confortável, mas ele decidiu ouvir a voz de Deus e seguir na direção certa. 

Quantos de nós já fizemos promessas para Deus. Senhor se eu conseguir isto! Eu vou fazer isto... Se o Senhor me abençoar naquilo. Eu vou fazer isto... Mas nós não cumprimos. Por isso que o nosso relacionamento com Deus não está naquilo que a gente promete para Ele, mas naquilo que Ele promete para nós. Há uma promessa de Deus para a sua vida, dentro de você para avançar, para você crescer, para você romper.

“Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã (Gn. 12.4).

Saia do lugar do ambiente que você mesmo formou, saia daquilo que tem tentado te paralisar, decida realizar as mudanças necessárias, chega de viver fugindo, ouça a voz do Senhor que te chama e deseja te conduzir. Avance na direção certa.  

Deus abençoe a sua vida!



Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADAS

DE ONDE VEM A SUA FORÇA?

O moldar de Deus em nossa vida...

O QUE DAREI EU AO SENHOR?