Escolhi o caminho errado e agora?


Então Mesa, rei dos moabitas, era criador de gado, e pagava de tributo, ao rei de Israel, cem mil cordeiros, e cem mil carneiros com a sua lã. Sucedeu, porém, que, morrendo Acabe, o rei dos moabitas se rebelou contra o rei de Israel. Por isso Jorão ao mesmo tempo saiu de Samaria, e fez revista de todo o Israel. E foi, e mandou dizer a Jeosafá, rei de Judá: O rei dos moabitas se rebelou contra mim; irás tu comigo à guerra contra os moabitas? E disse ele: Subirei; e eu serei como tu, o meu povo como o teu povo, e os meus cavalos como os teus cavalos. E ele disse: Por que caminho subiremos? Então disse ele: Pelo caminho do deserto de Edom. E partiram o rei de Israel, o rei de Judá e o rei de Edom; e andaram rodeando com uma marcha de sete dias, e não havia água para o exército e nem para o gado que os seguia. Então disse o rei de Israel: Ah! o Senhor chamou a estes três reis, para entregá-los nas mãos dos moabitas. E disse Jeosafá: Não há aqui algum profeta do Senhor, para que consultemos ao Senhor por ele? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias. E disse Jeosafá: Está com ele a palavra do Senhor. Então o rei de Israel, Jeosafá, e o rei de Edom desceram a ter com ele. Mas Eliseu disse ao rei de Israel: Que tenho eu contigo? Vai aos profetas de teu pai e aos profetas de tua mãe. Porém o rei de Israel lhe disse: Não, porque o Senhor chamou a estes três reis para entregá-los nas mãos dos moabitas. E disse Eliseu: Vive o Senhor dos Exércitos, em cuja presença estou, que se eu não respeitasse a presença de Jeosafá, rei de Judá, não olharia para ti nem te veria. Ora, pois, trazei-me um músico. E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do Senhor. E disse: Assim diz o Senhor: Fazei neste vale muitas covas. Porque assim diz o Senhor: Não vereis vento, e não vereis chuva; todavia este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, o vosso gado e os vossos animais” (II Rs. 3. 4-17).

Este relato nos apresenta a experiência vivenciada por três reis. Jorão, rei de Israel que convocou Josafá, rei de Judá, e o rei de Edom para atacarem os  moabitas, através do deserto de Edom.

O fato aqui nos aponta para nossa realidade hoje! Quando o deserto se apresenta, tudo muda! A nossa perspectiva diante de Deus, das coisas de Deus muda, meu comprometimento muda!

Estes reis queriam acessar o inimigo pelo caminho do mar morto, queria pegar o inimigo de surpresa. Eles estavam tão cheios de convicção que venceriam, mas se esqueceram de se preparar para a batalha.

Os três reis saíram para guerra ziguezagueando pelo deserto, os reis foram pessoalmente. Mas houve uma falha. Faltou água! Não levaram água suficiente para atravessar o deserto, faltou estratégia, eles subestimaram o inimigo, mas sobretudo não consultaram ao Senhor.

Este é um grande perigo na vida, a vaidade a autossuficiência, o eu já sei como é, já estou acostumado. Muitas pessoas erram aqui, quando aparentemente está tudo bem. Escolhi o caminho errado e agora? Já aconteceu isso com você, errar e descobri que falhou?

Vemos aqui que depois de sete dias, esses homens descobrem que estão errados. O fato é, que por vezes podemos traçar caminhos errados, porém a grande questão é se vamos ou não permanecer no erro.

Deus está nos levando a entendermos que podemos ter errado ou tomado algumas decisões erradas, mas Ele quer nos ajudar.

Porque quando as coisas estão dando certo na vida, nós não planejamos mais. Não buscamos mais, escolhemos qualquer caminho e nem perguntamos à Deus qual direção Ele quer nos levar.

Mas quando o deserto se apresenta a nossa vida muda! Começamos a dar mais atenção aos profetas, começamos a lembrar do que a Palavra de Deus diz!

Vemos muita gente que conhece muito de Deus, sabe exatamente o que fazer e não faz! Sabe exatamente o que a Bíblia diz, mas não acredita. E vive negociando princípios.

Mas basta algo acontecer que buscaremos mais de Deus! Foi o que aconteceu com esses três reis! Deus quer nos fazer lembrar qual o endereço da bênção.

Quando o deserto se apresentou, Jorão disse vou morrer! Olha a cilada que Deus aprontou comigo! Já o rei Josafá faz uma pergunta. Não teria por aqui um profeta o qual consultaríamos o Senhor por ele?

Jorão nem sabia quem era Eliseu o profeta, porque seus pais levantaram profetas particulares! E no seu coração só há desespero, vou morrer aqui no deserto! Josafá também não sabia o endereço do profeta, porque a vida estava confortável. E quando está tudo bem, esquecemos do Senhor.

O servo de Josafá diz tem um profeta aqui. A casa dele fica sete dias de distância da população. Por incrível que pareça tem profeta aqui! Josafá ouviu, e os três foram à casa do homem de Deus.

Sabe porque algumas coisas são esquecidas? Porque está tudo bem! E a nossa mente não acessa mais. Porém quando o deserto se apresenta alguém começa lembrar.

Quando Eliseu olha para Jorão, a pergunta é: O que eu tenho com você? Mas quando ele vê o rei Josafá as coisas mudam! Crédito! Josafá diz nós confiamos de mais na nossa capacidade humana, precisamos de ajuda!

O profeta diz, há um músico no meio de vocês, assim que o músico começou a tocar veio sobre ele a mão do Senhor. E a direção foi. Choverá na montanha, mas as torrentes desceram no Vale. Tudo o que eles precisavam!

Qual lição aprendemos aqui? Cuidado com a autossuficiência, com a vaidade, com o está confortável de mais. Não espere o deserto chegar!

Nada nos deixa mais temerosos e inseguros do que não ter certeza de estar na vontade de Deus. Quando temos certeza de estarmos na vontade de Deus, somos invencíveis.

Tomar decisão não significa acertar sempre, pois podemos errar. Porém, permanecer no erro pode ser irreversível. A questão é: precisamos aprender a consultar a Deus antes que o deserto se apresente, assim podemos evitar prejuízos.

A escolha certa diminui o sofrimento e os esforços. Aproveite para voltar para a sua rota, para o caminho que Deus traçou para a sua vida! Creia e Viva! 


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADAS

DE ONDE VEM A SUA FORÇA?

O moldar de Deus em nossa vida...

O QUE DAREI EU AO SENHOR?