Uma reflexão… Quem é você?


“E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu? E confessou, e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo. E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu profeta? E respondeu: Não. Disseram-lhe pois: Quem és? para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes de ti mesmo? Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías” (Jo. 1.19-27).

Em um tempo onde o mundo está em "crise", nas mais diversas esferas, a maior de todas elas é a crise de identidade. As pessoas estão vivendo dias difíceis por não saberem quem elas são! Você sabe quem você é? Leonard Ravenhill, um grande evangelista disse: “Em cada um de nós existe três pessoas: a que nós julgamos que somos; a que os outros pensam que somos; e a que Deus sabe que somos”. Esta última é a que devemos nos preocupar. 

A Bíblia nos fala sobre examinar a si mesmo. Precisamos nos examinar, precisamos descobrir quem somos. O texto citado acima apresenta a identidade de um homem chamado João Batista que sabia quem ele realmente era. Ele não negou sua identidade, podemos entender que na vida, a identidade revela o nome, as características, mas no mundo espiritual a identidade revela quem somos na essência. Quem é você na essência? Quem é o verdadeiro você?

Muitas vezes temos receio de mostrar nossa identidade na vida, por vergonha de quem somos, ou por ainda nem sabermos quem de fato somos, na verdade. Tem muita gente, enfrentado grandes problemas pelo simples fato de não saber quem são. A palavra de Deus nos declara em provérbios que “assim como você pensa na sua alma, assim você é” (Pv. 23.7). Não podemos nos enxergar de forma errada.

Aqui cabe uma pergunta. Como nos vemos? Porque aqui também está um dos grandes problemas na vida de muitos corações. Porque a maneira como você se vê, fara a diferença. Não com as lentes de outras pessoas, mas como nos vemos diante daquilo que Deus declara ao nosso respeito.  A Palavra vai nos revelar um Gideão temeroso, mas um Deus que declara sobre ele o Senhor é contigo homem valente! Vemos um Abrão que não consegue ver o futuro de uma descendência numerosa como o Senhor lhe havia prometido. Mas um Deus que o chama de Abraão mudando-lhe o nome, e ele creu no Deus que chama a existência as coisas que não existem.

Muitas vezes aquilo que o Senhor nos chamou a viver não se tornou realidade no mundo natural, mas não é porque esta verdade ainda não se materializou que nós não vamos acreditar nela. Que não vamos cooperar com Deus para que esta realidade venha se manifestar em nossas vidas. Precisamos enxergar a realidade do que somos em Deus. Nossa identidade não depende da nossa história ou do que disseram ao nosso respeito, mas, é formada quando a graça de Deus entra em nossa vida, e muda nossa história.

Eu e você precisamos compreender que não podemos formar uma imagem de nós mesmos, ou pelo preconceito que outros geraram em nosso coração. Muitos cresceram ouvindo: você não vai ser nada, você não realizará nada, não avançará em nada. Mas o fato que precisamos entender, é que a verdade ao nosso respeito, não é o que as pessoas falam de nós, ou ainda o que pensamos de nós mesmos, mas aquilo que Deus declara e pensa sobre nós. Esta é a realidade ao nosso respeito.

Quando não sabemos quem somos, vivemos perdendo tempo olhando quem os outros são. Ficamos tão preocupados com que está acontecendo na vida do outro, no ministério do outro, na família do outro e esquecemos quem somos. Tem muita gente querendo ser alguém, que se esquece de ser ela mesma. João Batista sabia quem ele era. Não tente ser quem você não é, você irá se frustrar! Seja você nas suas fragilidades como nas suas potencialidades.

A palavra de Deus revela a nossa verdadeira identidade. Por sua Palavra o Senhor nos revela tudo aquilo que somos em Cristo Jesus. Ela apresenta as verdades de Deus ao nosso respeito. Quando criamos vínculo com a Palavra, não apenas na leitura, na meditação, na confissão, mas, na prática, esta identidade começa a penetrar cada vez mais fundo em nós. A ponto de não trazer dúvidas de quem verdadeiramente somos. 

João Batista sabia qual era o seu propósito:  A história do seu nascimento já revelava a sua missão. Fruto de um Milagre, seus pais já eram de idade avançada, escolhido por Deus desde o ventre, ele sabia qual era o seu propósito. Ele veio preparar o caminho, anunciando a chegada do ministério de Jesus. João não tinha tempo a perder.

Nestes dias tem muita gente vazia sem entender o real sentido de seu propósito. Eu sou a voz que clama no deserto! Esta é a declaração de João Batista, ele não era um eco, mas uma voz. Ele sabia quem era. Podemos viver, repetindo os fatos do dia, entra semana e sai semana, entra mês e sai mês, e não estar vivendo, ou melhor reconhecendo o nosso propósito. João sabia quem ele era. Quem é você? Qual o seu propósito? Precisamos nos examinar e descobrir quem somos.

Não se vive sem perspectiva nessa dispensação da vida!

Temos uma missão, temos um propósito!


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADAS

DE ONDE VEM A SUA FORÇA?

O moldar de Deus em nossa vida...

O QUE DAREI EU AO SENHOR?