Não desista! Permaneça em seu propósito!

 

"Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares” (Js. 1.9).

Em dias tão desafiadores, muitas circunstâncias tentam roubar o privilégio de permanecermos firmados nos propósitos de Deus para nossa vida. Ficar ou Fugir? Abandonar ou Avançar? Somos encorajados ao posicionamento de não desistirmos, mas de permanecermos na direção do Senhor.

Há no coração de muitos o desejo de abandonar, de desistir, "abrir mão" daquilo que conquistou, investiu tempo, esforços, recursos. Diante dos desafios de perseverar, o melhor é desistir dizem alguns! Mas se estou pensando em desistir uma pergunta é relevante: estou escolhendo desistir porque é a coisa certa a fazer ou, porque é mais fácil?

Uma estatística revelou que 75% dos entrevistados entende que diante de um desafio, o mais fácil é desistir. Se entendemos ser o mais fácil, isso é fuga. Muitas pessoas têm desistido do seu casamento por entender ser o mais fácil, outros têm desistido do seu trabalho por acreditar que seja o mais fácil; alguns abandoam os estudos ou mesmo projetos pessoais por compreenderem ser o mais fácil. Manter a rota, e seguir em perseverança, nunca será uma opção simples e fácil, mas não podemos desistir diante das dificuldades.

Quando olhamos para a palavra de Deus verificamos a trajetória de muitos corações que poderiam ter desistido, homens e mulheres que tinham tudo para abandonar o seu propósito, mas foram fiéis e permaneceram até o fim. Dentre alguns relatos Bíblicos alguns salta aos olhos.

A história de Rute nos inspira frente a uma tragédia de perdas, mas ela tem a decisão de permanecer junto à sua sogra Noemi.  E mais à frente vemos que tudo na vida de Rute mudou porque ela decidiu permanecer, quando tudo justificaria ela desistir e partir!

O relato de Neemias que frete a uma frustração, ao receber o relado que sua cidade natal estava em ruína, na vergonha, tem no seu coração avançar na direção certa e reconstruir os muros de Jerusalém, e mesmo diante de tantas adversidades se manteve perseverante em seu propósito.

Um grande líder chamado Josué conduzindo o povo de Deus frente a tomar posse das promessas, tem o seu coração e os seus olhos fixos nas promessas do Senhor, permanecendo firme sem se desviar.

A mulher Siro fenícia que expõem a sua necessidade diante de Jesus, ela implora, ela suplica, intercede por sua filha endemoninhada, mas permanece firme em seu propósito de buscar ajuda no Senhor, ao ponto de Jesus declarar: “Ó mulher, grande é tua fé! “(Mt. 15.28).

Estes e tantos outros exemplos nos ajuda em nossa fé, como testemunho que edifica a nova vida! Mas aos olharmos para nossa realidade, nestes dias diante das dificuldades as dúvidas permeiam a mente e o seu coração de muitas vidas; levando muitos a pensar que é hora de desistir.

Precisamos estar sensível à voz e a direção do Espírito Santo que nos conduz a permanecermos firmes em nossos passos. A Palavra de Deus nos declara que: “Há muitos tipos de vozes no mundo” (I Co. 14.10), tentando abafar a voz de Deus, há muitas vozes tentando nos desviar do nosso foco, do nosso alvo.

Quais as vozes que você tem ouvido? Às vezes temos ouvido tantas vozes, a voz da incredulidade, do medo, do desânimo, do comodismo, da tentação, a voz da ganância, menos a voz do Espírito Santo, que precisa prevalecer sobre toda e qualquer voz.

Seja sensível à voz e a direção do Espírito Santo. Jesus declara “Permanecer em mim, e eu permanecerei em vós” (Jo. 15.5), esta é a chave de um casamento abençoado, da profissão promissora, do ministério frutífero, do romper de muitas áreas em nossa vida. Somos motivados no Senhor a permanecermos, tendo nossa confiança e fortalecimento em Deus.

Se há algo que faz muitos desistirem é o medo. Jamais se deixe dominar pelo espírito do medo. Quantas vezes o medo te parou? Tentamos começar algo, mas desistimos pelo medo. Quantas vezes o medo neutralizou o seu potencial? Muitos tem desistido permanecer, pelo espírito do medo. Muitas pessoas desejam romper e vivenciar a experiência de permanecer no caminho, mas o medo tem tomado conta dos corações.

Pedro diante de uma das maiores experiências de não desistir, de perseverar diante de um desafio, clama, pede socorro porque olhando as circunstâncias ele teve medo. Muitas vezes oscilamos entre a coragem e o medo, porque na vida até decidimos avançar, mas de repente o medo surge. Entenda: o medo destrói a fé e torna-se o maior obstáculo à confiança e obediência a Deus.

Foque no destino do seu chamado. Muitas pessoas estão olhando as circunstâncias, o seu foco determinará a sua atitude. O seu foco determinará o que você produzirá em sua vida. O seu foco o levará a experimentar os milagres do Senhor e a permanecer. 

A promessa do Senhor feita a Josué, continua valendo para todos nós: “Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares” (Js. 1. 9). Não desista! Não saia da rota! Permaneça em seu Propósito! Creia e viva! 


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADAS

DE ONDE VEM A SUA FORÇA?

O moldar de Deus em nossa vida...

A OFERTA QUE FALA